Você sabia que o sistema de encanamento de sua casa representa cerca de 15% do valor total de sua casa? É um investimento e tanto!

Um sistema de encanamento eficiente e de operação suave permite que você tenha água limpa e fresca tão perto quanto sua torneira e água morna para manter sua casa e sua família limpas. Os sistemas de encanamento funcionando corretamente também têm outros benefícios:

Além disso, o acesso à água limpa é essencial para uma boa saúde, higiene e bem-estar. Também adicionam conveniência à vida moderna, pode ajudar as comunidades em tempos de escassez de água e seca e os dispositivos de economia de água aumentam a eficiência da água e a economia de energia da sua casa.

Como proprietário, você precisa proteger seu investimento. Isso significa manter toda a sua casa, o que inclui o sistema de encanamento do qual você depende todos os dias para fazer suas tarefas domésticas e outras tarefas.

Pensando nisso, resolvemos trazer a você um passo a passo para manutenção e instalação do seu encanamento residencial. Acompanhe!

Como escolher o encanamento da forma correta?

Escolher o encanamento pode ser um tanto trabalhoso. Isso porque você deve levar em consideração o tipo de substância que passará por ele, temperatura, volume, estado físico, dentre outras questões.

encanamento

Este encanamento deve também atender as necessidades da obra. Justamente porque existem encanamentos que servem para transportar gás ou outras substâncias químicas. 

Neste caso, você deve estar atento ao tipo de material utilizado para que seja evitado algumas interações químicas dentro da tubulação, chegando ao desgaste e substituição do mesmo.

Por isso, opte por aquele que apresente boa qualidade, resistente e que tenha o diâmetro necessário para a execução de suas funções. 

Tipos de encanamento

O mercado oferece 5 tipos de encanamentos que podem ser utilizados de acordo com as preferências. São eles:

Tubo PVC

Esse tipo de encanamento é popular nas residências e até mesmo em alguns prédios e comércios. O tubo PVC (Policloreto de vinila), isso porque além de um custo acessível, também é durável e resistente, pois suporta bastante a pressão da água, não oxida tampouco corrói com o tempo.

No entanto, é importante dizer que o tubo pvc suporta apenas água fria, pois caso seja transportada água quente, o seu material pode ser danificado, alterando o sistema de encanamento.

No mais, também deve ser instalado apenas de forma embutida. Isso porque os raios UV também podem prejudicar o seu material. 

Tubos CPVC

O tubo de CPVC (Policloreto de vinila clorado) é composto pela mesma matéria prima do PVC, mas também conta com moléculas de cloro para garantir que ele suporta água quente de até 82ºC sem ser danificado.

Com isso, esse modelo de tubo possui diversos benefícios por ter esse composto do que o tubo com menos cloro em sua composição. Além disso, acaba se tornando um produto mais durável. E para sua instalação não precisa de isolamento térmico, já que é mais resistente e é ideal para prédios. 

Leia Também:  Instalação Hidráulica: Tudo o Que Você Precisa Saber! [GUIA COMPLETO]

Tubos de cobre 

Normalmente visto em indústrias, esse modelo de tubo apresentam durabilidade e resistência justamente por ser feito de cobre, um mineral muito utilizado na fabricação de diversos produtos.

Esse modelo de tubo também não sofre oxidação nem corrosão, e também é seguro no transporte de água. Apesar disso, há maior indício de ocorrer o chamado “martelo de água” fenômeno Golpe de Aríete no qual o fechamento abrupto de uma válvula faz com que a pressão da água dentro da tubulação aumente, o que faz barulho e, em casos mais graves e raros, pode até mesmo estourar os canos.

PEX

O polietileno reticulado (PEX), um tipo de plástico flexível, está atualmente substituindo o cobre tradicional e o aço galvanizado como linhas de abastecimento de água em novas construções e projetos de reforma.

Você provavelmente já viu rolos de tubos PEX azuis e vermelhos no corredor de encanamento de sua loja local de materiais de construção, mas pode não saber que esse tubo colorido agora permite que entusiastas do DIY substituam suas próprias linhas de água com vazamento em vez de chamar um profissional. Continue lendo para saber mais sobre o PEX – o que é, onde pode ser usado e todos os prós e contras desse popular material de encanamento.

Tubo PPR

O PPR (Polipropileno Copolímero Random) é uma solução insubstituível contra tubos galvanizados a frio para todos os sistemas quentes, e uma chave interna vantajosa para a indústria de tubos de plástico com fácil instalação, superfície interna higiênica, brilhante e lisa e leve. Esses tubos são produzidos com matéria-prima de alta qualidade.

O papel característico da matéria-prima na indústria de tubos é a alta resistência ao calor e aos produtos químicos. A matéria-prima do PPRC é essencial para o sistema de água quente e fria. Além disso, pode ser colorido e oferece recursos para proteger o odor e o sabor do fluido. Com pressão e calor favoráveis, a vida útil do tubo pode ser superior a 50 anos.

Dicas de manutenção diária

O que você faz diariamente pode afetar seu encanamento. A manutenção diária inclui a prevenção de entupimentos, que são um dos problemas de encanamento mais comuns que os proprietários enfrentam.

Por que se preocupar com ralos entupidos? Os entupimentos não são apenas incômodos, eles também encurtam a vida útil de seus canos de esgoto, adicionando pressão extra e estresse adicional. Mesmo um dreno lento pode causar problemas, por isso é melhor limpar um entupimento antes que se torne um bloqueio completo. Melhor ainda, evite bloqueios em primeiro lugar.

Você usa o encanamento de sua casa diariamente, então precisa cuidar dele diariamente. Mas como? Você pode fazer isso seguindo algumas dicas simples de manutenção do encanamento para manter a água fluindo pelos canos e os resíduos saindo de sua casa. O banheiro e a cozinha são os dois cômodos da sua casa que fornecem mais água e correm o maior risco de desenvolver problemas de encanamento.

Na cozinha

Os ralos da cozinha geralmente entopem devido a detritos ou resíduos que vão para a pia que não deveriam. Para evitar ralos entupidos nesta sala, nunca coloque graxa ou óleo na pia. Isso inclui óleos e gorduras de cozinha, como manteiga, que podem congelar nos canos, bloqueando o fluxo de água.

Leia Também:  Caça vazamento de gás: identificando e prevenindo vazamentos perigosos

encanamento

O uso inadequado do triturador de lixo é outro motivo comum para ralos de cozinha entupidos. Siga esta lista de verificação de manutenção do encanamento da cozinha para ajudá-lo a evitar esse problema:

  • Sempre ligue a água e o descarte antes de adicionar alimentos.
  • Nunca coloque restos de comida fibrosos ou pegajosos no lixo. Isso inclui cascas de banana, aipo, cascas de batata e outros alimentos difíceis de triturar.
  • Sempre deixe a água fria correr por pelo menos 15 segundos após usar o descarte. Isso garante que os resíduos de alimentos sejam descartados na linha principal.
  • Ligue a máquina de lavar louça à noite para economizar água quente e manter uma boa pressão de água durante o dia.

No banheiro

O banheiro é outro cômodo onde os ralos costumam ficar entupidos. Você pode reduzir os entupimentos e até evitá-los seguindo esta lista de verificação de manutenção do encanamento:

  • Mantenha os ralos do chuveiro e da pia fluindo livremente, reduzindo o uso de óleos de banho e instalando telas sobre os ralos para evitar que o cabelo caia no ralo.
  • Evite entupimentos do vaso sanitário, não o utilizando como lixeira. Idealmente, apenas dejetos humanos e papel higiênico devem ser descartados. 
  • Aguarde cerca de 10 minutos entre os banhos para ajudar a manter a pressão adequada da água e a temperatura quente ao longo do dia. Manter a pressão de água adequada ajuda a evitar estresse indesejado no sistema de encanamento de sua casa.
  • Evite usar produtos químicos de remoção de entupimentos que podem causar mais danos do que benefícios. Esses produtos podem corroer seus canos!

Pense em todos os produtos que você usa para lavar, hidratar e condicionar. Eles geralmente são oleosos e fornecem umidade à pele e ao cabelo. Uma vez que eles descem pelo ralo, no entanto, eles podem se agarrar aos canos, atrair outros detritos e causar bloqueios.

Como fazer o encanamento residencial: passo a passo

Agora que você entendeu os tipos de encanamento e dicas para evitar o entupimento, queremos mostrar a você com este guia o passo a passo de como fazer a instalação do encanamento residencial. Confira:

  • Faça a instalação da caixa sabesp, hidrômetro e unidade de medição — suporte que faz ligação do medidor de água (hidrômetro) até o reservatório (caixa d’água);
  • Coloque o reservatório (caixa d’ água) no ponto mais alto da casa;
  • Conecte o cavalete ao reservatório, utilizando tubos PVC que partem do hidrômetro até a caixa d’água;
  • Ponha a bóia de nível dentro do reservatório;
  • Coloque um registro na saída de água do reservatório;
  • Coloque também uma saída para limpeza e um extravasor de água (ladrão);
  • Abasteça o banheiro e demais áreas molhadas da casa;
  • Neste momento, faça a distribuição dos canos conforme os cômodos da casa. Você só precisa ir conectando os tubos até as torneiras, chuveiro, vasos sanitários etc. Siga a planta hidráulica feita pelos arquitetos para a obra em questão;
  • Deve ter uma saída para usar em caso de haver válvula de descarga no vaso sanitário, use diâmetros acessível com a peça que será instalada;
  • Para vasos sanitários com caixa de descarga, pode-se utilizar um tubo de ¾ (três quartos) de polegada;
  • No caso da outra saída, deve-se usar um cano de ¾ de polegada que irá distribuir a água para o restante da casa;
  • Para o esgoto, faz jus a instalação dos ralos e caixas sifonadas que recolhem a água da superfície e também recebem água das louças sanitárias, e posteriormente faça ligação dos tubos até a saída do esgoto do edifício, em uma caixa de inspeção, por exemplo;
  • Você deve usar para o esgoto um tubo com diâmetro de 100 milímetros. Para lavatórios 40mm e pias de cozinha e tanque 50mm;
  • Em áreas que necessitam de ralo, como banheiros e lavanderias, deverá fazer um contrapiso com 8 centímetros de cimento magro. Nestes locais, é preciso formar um caimento para que a água escoa. É recomendável fazer um caimento de 2%.
Leia Também:  Benefícios de contratar um serviço especializado em caça vazamento: economia e tranquilidade

É fundamental que a tubulação dos acessórios hidráulicos estejam em conformidade e na altura correta no que diz respeito ao chão para o funcionamento do sistema ser efetivo. Normalmente, são usadas as alturas: 

  • Banheira: 50 centímetros;
  • Bidê: 15 centímetros.
  • Chuveiro: 210 a 239 centímetros;
  • Descarga comum: 120 centímetros;
  • Lavatório: 60 centímetros;
  • Vaso sanitário: 30 centímetros;

Quando o trabalho é muito difícil para você fazer

Alguns problemas de encanamento doméstico são fáceis de resolver. A maioria das instalações pode substituir canos e conexões para interromper vazamentos, substituir peças em banheiros ou torneiras e outros pequenos trabalhos. Nem todo mundo, no entanto, pode lidar com os desafios de encanamento mais complexos.

Como você sabe se um trabalho é muito difícil para você? Se você se encontrar em qualquer uma das seguintes situações, chame um encanador licenciado:

Se você nem sabe por onde começar, nem tente! Talvez você saiba o que está errado, mas não sabe quais etapas são necessárias para corrigir o problema. 

Nossa equipe é treinada para entender todo o sistema de encanamento. Ela é capaz de diagnosticar e reparar corretamente os problemas.

O trabalho requer ferramentas que você não tem. Embora você possa comprar ferramentas, não deve fazê-lo a menos que saiba como usá-las corretamente e com segurança.

Com o Detecta você tem todas as ferramentas necessárias para todos os tipos de trabalhos de encanamento. Nossos colaboradores também são treinados sobre como usar as ferramentas do comércio de forma adequada e segura.

Você inicia um projeto e surgem outros problemas. Se isso acontecer, pare o que estiver fazendo e ligue para a equipe do Detecta. 

Um trabalho pode representar perigos ocultos. Se você estiver trabalhando no encanamento dentro de paredes ou outros lugares onde os canos estão escondidos, existem perigos à espreita dos quais você pode não estar ciente.

Por isso, peça um orçamento conosco e aproveite para conhecer outros serviços que oferecemos!

 

Compartilhar Conteúdo