Todos os anos, os problemas de água representam milhões de reais em prejuízos. E enquanto inundações significativas acontecem em certas áreas todos os anos, um cano quebrado ou uma torneira com vazamento podem ocorrer em qualquer casa, negócio ou reservatório. 

Mesmo pequenos vazamentos têm o potencial de causar danos massivos, por isso é crucial não apenas ser proativo antes que um vazamento ocorra, mas também ter um plano em vigor caso ele aconteça.

Por isso, neste artigo vamos falar sobre como funciona o serviço de caça vazamento com  técnicas e equipamentos utilizados.

O que é o vazamento?

O vazamento é quando algum líquido ou substância gasosa escapam das tubulações ou recipientes e, dependendo do caso, pode trazer grande risco, especialmente se a substância for tóxica, inflamável ou prejudicial ao meio ambiente.

 caça vazamento

Em tubulações de água, por exemplo, pode ocorrer por diversos fatores como:

  • Danos às tubulações: Com o passar do tempo, as tubulações de água podem sofrer desgastes, rachar, corroer ou desenvolver furos e isso pode resultar em vazamentos;
  • Pressão excessiva: Outro ponto que pode ocorrer o vazamento de água é a pressão excessiva da água nas tubulações.
  • Instalação inadequada: Caso as tubulações não sejam instaladas da forma correta isso também pode resultar em vazamento;
  • Congelamento: Nas regiões com temperaturas mais baixas, por exemplo, no Sul do país, a água que passa por dentro das tubulações pode congelar e causar rachaduras nos encanamentos gerando o vazamento após o gelo derreter;
  • Danos físicos: Danos causados por obras de construção, escavações ou atividades humanas podem resultar em vazamentos de água se as tubulações forem danificadas.
  • Desgaste das juntas e vedantes: As juntas e vedantes podem se desgastar ao longo do tempo permitindo que ocorra o vazamento;
  • Corrosão: Caso as tubulações sejam produzidas com materiais suscetíveis à corrosão isso também pode provocar o vazamento de água.
Leia Também:  Como Fazer a Instalação Hidráulica de Banheiro

No caso do vazamento de gás também pode ocorrer pelos mesmos problemas. Vale ressaltar que o vazamento de gás é altamente perigoso, visto que essa substância é inflamável e pode provocar incêndios, explosões e riscos à saúde. 

Se houver suspeita de desse tipo de vazamento, é essencial tomar decisões que geram segurança o mais rápido possível, como ventilar o ambiente, desligar a fonte de gás, evacuar a área e entrar em contato com a concessionária de gás ou os serviços de emergência para tomar as medidas adequadas de detecção e reparo.

Além disso, é importante contar com o serviço de caça vazamento para detectar como isso pode ser solucionado. 

Como funciona o serviço de caça vazamento?

O serviço de caça vazamento consiste em fazer um exame para detectar os vazamentos nas tubulações por meio de ultrassom. Esse método pode ser realizado em tubulações de água limpa que seja alimentado diretamente de residências, reservatórios, empresas ou indústrias. 

Por sua vez, esse procedimento pode ser realizado em vasos sanitários, encanamento de torneiras e torneiras externas. 

Vale ressaltar também que existem os vazamentos ocultos que são aqueles que se apresentam em paredes ou debaixo do concreto de pisos e solos. Para detectar esse tipo de vazamento, um gás pode ser utilizado para captar com um geofone digital.

Técnicas e equipamentos utilizados

Os profissionais que oferecem serviços de caça vazamento são especializados neste tipo de serviço e prestam todos os recursos necessários para solucionar os problemas dos seus clientes.

Detecção acústica

A detecção acústica utiliza um sensor de solo ou uma haste de escuta que por sua vez, são equipamentos sensíveis que amplificam o ruído provocado pelo vazamento. 

Leia Também:  Caça vazamento de gás: identificando e prevenindo vazamentos perigosos

Já o infravermelho é uma técnica utilizada especialmente em manutenção preditiva que, deste modo, a temperatura da superfície pode responder muito sobre a estrutura de uma construção.

Gás rastreador

Como mencionado, o gás não tóxico pode ser utilizado nas tubulações para detectar o vazamento. Posteriormente, um analisador de gás é usado para detectar a presença do gás e identificar o foco do vazamento. 

 caça vazamento

Radiofrequência

Outro método utilizado é o aparelho de radiofrequência. Ele auxilia na detecção de vazamento, pois utiliza dois sensores que são conectados nas extremidades da tubulação. 

Posteriormente, o profissional faz a calibração conforme o tipo de tubo, extensão da rede e diâmetro. A radiofrequência possui habilidade em encontrar o barulho provocado pelo vazamento, para assim, o técnico faz a análise do mapa e estabelece a área de escavação. 

Teste hidrostático

Nessa situação, os profissionais utilizam ferramentas que examinam as tubulações de escoamento, a fim de detectar eventuais problemas que possam resultar em vazamentos. O teste hidrostático é altamente recomendado para tubulações que não estão sob pressão.

Teste de estanqueidade

Por fim, não menos importante, essa técnica é utilizada para encontrar possíveis perdas e compreender o motivo do vazamento. 

Quando o profissional identifica a área do problema, realiza o ajuste necessário e emite o laudo técnico do vazamento, concluindo a segurança da sua residência, empresa ou indústria.

Como contar com o time do Detecta?

A Detecta está há mais de 30 anos no mercado e é formada por profissionais altamente qualificados e especializados em diversos segmentos como caça vazamento, desentupimento, elétrico, gás e muito mais. 

Está precisando de um serviço de caça vazamento na sua residência ou empresa? Conte com a nossa equipe. Solicite um orçamento hoje mesmo. 

 

Compartilhar Conteúdo