Um vazamento de gás ocorre quando o gás natural vaza de um duto ou de seus aparelhos a gás em casa, na indústria ou na empresa. 

Pode acontecer quando um cano está danificado ou quando seus aparelhos a gás, geralmente os mais antigos, causam um vazamento de gás. Isso pode acontecer a qualquer hora e em qualquer lugar onde você tenha esses aparelhos. 

Os perigos de um vazamento de gás podem aumentar quando você instala pessoalmente seus aparelhos a gás. Para minimizar o risco, você deve contratar os serviços de um encanador de gás. 

Então, para que não ocorra esse problema, o serviço de caça vazamento de gás ajuda você a identificar e prevenir vazamentos perigosos. Veja como funciona.

O que é o gás natural?

O gás natural ocorre naturalmente é composto principalmente de gases de hidrocarbonetos. Seu principal componente é o metano, mas também possui um pequeno componente de dióxido de carbono. 

Também chamado de gás fóssil, o gás natural é mais leve que os outros gases, o que o torna mais volátil e mais fácil de dissipar.

vazamento de gás

O gás natural, uma fonte de energia não renovável, é altamente combustível. Assim, é o tipo de gás preferido como fonte de energia, principalmente em residências. Um gás natural, essa fonte de energia pode ser encontrada em formações rochosas e leitos de carvão e é um produto de processos biogênicos e termogênicos.

O gás biogênico resulta quando organismos metanogênicos produzem metano decompondo a matéria orgânica geralmente encontrada no subsolo. Por outro lado, o gás termogênico é produzido sob as formações rochosas. 

Não é produzido por organismos vivos, mas por intenso calor e pressão. O gás termogênico também pode vir de material orgânico enterrado.

Usos do gás natural

O gás natural é amplamente utilizado nos setores industrial, de transporte, comercial, residencial e elétrico. Em nossas casas, o gás natural nos permite cozinhar, aquecer nossas casas, lavar nossas roupas, iluminar nossos quartos e, basicamente, ter eletricidade em nosso dia a dia.

Leia Também:  A Importância da Manutenção Preventiva em Instalações Elétricas, Hidráulicas e de Gás

Diz-se que o gás natural tem as menores emissões de carbono entre os combustíveis fósseis, tornando-o uma opção ‘mais limpa’ e mais ecológica. Por ser mais leve, é mais seguro de usar do que outros combustíveis.

Como uma das fontes de energia mais baratas do mercado, o gás natural também é uma fonte de energia preferida na construção de prédios comerciais e residenciais. Aparelhos a gás são comuns em residências, particularmente fogões, sistemas de aquecimento e resfriamento, chuveiros, entre outros.

O que é um vazamento de gás?

Embora os aparelhos a gás sejam convenientes de usar, eles representam um risco se não forem instalados corretamente. 

Um vazamento de gás, embora seja uma ocorrência rara, ocorre quando um aparelho a gás não está instalado corretamente. Certamente é algo que você deve abordar no momento em que suspeitar em sua casa.

Um vazamento de gás geralmente ocorre em dutos antigos ou danificados, o que pode acontecer quando o duto envelhece ou no caso de uma instalação da tubulação de gás malfeita. 

Tome medidas preventivas, como verificar e manter seus aparelhos de tempos em tempos e instalar todos os seus aparelhos a gás apenas por encanadores licenciados.

Identificando um vazamento de gás

Como geralmente é inodoro, pode ser difícil reconhecer quando o gás está vazando. No entanto, existem maneiras de torná-lo mais fácil de detectar.

Produtos químicos como mercaptanos, que têm odor de ovos podres, geralmente são adicionados para ajudar a detectar um vazamento de gás. 

Outro sinal são seus aparelhos emitindo um som sibilante ou estrondoso. No momento em que você sentir que seu aparelho de gás está vazando, inspecione-o imediatamente e certifique-se de que não haja nenhuma fonte de faísca ou fogo nas proximidades.

vazamento de gás

Em sua casa, é fundamental estar atento em caso de vazamento de gás. Um dos sinais de vazamento de gás é quando a chama do seu fogão fica laranja em vez do habitual azul. 

Leia Também:  Caça vazamento de água com tecnologia de ponta

Você também pode observar sinais na linha de gás, como uma nuvem branca ou cheiro de ovo podre. Também pode haver um vazamento de gás se sua conta de eletricidade aumentar repentinamente.

Sempre que ocorrer um vazamento de gás, é melhor resolver o problema imediatamente, pois pode causar perigo extremo quando deixado por muito tempo. 

Os vazamentos de gás são perigosos porque podem acontecer lentamente e muitas vezes não são detectados por um longo período. Como os vazamentos de gás muitas vezes não são detectados, eles se tornam um grande risco à saúde e ao meio ambiente.

O que fazer durante um vazamento de gás

Ao suspeitar de um vazamento de gás em sua casa, você deve ficar alerta e agir imediatamente. Primeiro, abra todas as janelas e portas para deixar entrar o ar externo. 

Lembre-se que um vazamento de gás natural, quando inalado, pode ser fatal. Não ligue aparelhos elétricos, fume ou acenda fósforos nas proximidades.

Ainda assim, certifique-se de colocar seus animais de estimação do lado de fora para respirar ar fresco, pois eles são mais suscetíveis ao envenenamento por gás natural. 

Em seguida, desligue o fornecimento de gás imediatamente. Saia de casa imediatamente e peça ajuda imediatamente, avise seu fornecedor de gás que há um problema e entre em contato com seu encanador de gás licenciado para resolver o problema.

Caso seja identificado em uma empresa ou indústria, é recomendável retirar todos os colaboradores do local e acionar os bombeiros. 

Como se prevenir 

Há inúmeras formas de se prevenir contra  vazamento de gás em sua residência. Para empresas, é fundamental manter um controle periódico ao acionar técnicos especializados para fazer uma vistoria no local e atestar que está tudo dentro dos conformes.

1. Verifique o lacre do botijão 

Para prevenir sua residência de vazamentos de gás, é fundamental que verifique o lacre e o estado do botijão. No próprio produto, há uma etiqueta de identificação do fornecedor e caso esteja amassado ou corroído, não aceite.

Leia Também:  Segurança e tranquilidade para sua casa

2. Teste de vazamento

Outra maneira de fazer o caça vazamento é realizar um teste no seu próprio botijão de gás. Um teste caseiro feito com detergente é muito utilizado pelas famílias brasileiras.

Se porventura você colocar um pouco de detergente próximo à válvula do botijão e fizer espuma, certamente há um vazamento de gás ali. 

3. Verifique a mangueira se está próxima ao fogão

Outra dica importante é a posição em que a mangueira está, pois, dependendo da posição pode causar o vazamento de gás. Para tanto, a mangueira não deve passar por trás do fogão, pois conforme a temperatura isso pode causar danos ao plástico permitindo o vazamento. 

4. Cuidados com o gás canalizado

Além do gás vindo do botijão também temos que manter cuidados com gás canalizado que geralmente é utilizado em prédios residenciais e empresariais, além das indústrias.

  • O sistema de tubulação deve ficar em áreas arejadas e deve evitar que tubos de ventilação passem por chaminés e aquecedores;
  • O sistema de tubulação deve seguir o projeto e ser instalado no local indicado;
  • Caso não haja passagem de ar que auxilie na ventilação da cozinha, não deixe acumular gás e fumaça, grelhas de ventilação podem ser ideais para ajudá-lo;
  • Um técnico especialista deve fazer manutenção preventiva em interruptores e tomadas, além de sistemas elétricos serem instalados na área correta.

Como contar com o time do Detecta?

A Detecta está há mais de 30 anos no mercado e é formada por profissionais altamente qualificados e especializados em diversos segmentos como caça vazamento, desentupimento, elétrico, gás e muito mais. 

Está precisando de um serviço de caça vazamento de gás na sua residência ou empresa? Conte com a nossa equipe. Solicite um orçamento hoje mesmo. 

Compartilhar Conteúdo