Você está fazendo a construção de uma casa e quer saber como fazer a instalação hidráulica de banheiro? Então este post é para você!

Construir uma casa ou parte dela não é uma tarefa fácil. Por isso, deve-se atentar ou ser experiente para que nada saia errado. Então queremos ajudar você caso já tenha noção de construção e instalação para orientá-lo a dar vida a uma das partes mais importantes deste cômodo residencial.

Para fazer a instalação hidráulica de banheiro você vai precisar de alguns itens essenciais para que esse serviço saia da forma como deve ser. Então, vamos lá?

O que é a instalação hidráulica?

Antes de mais nada, é importante entender o que é uma instalação hidráulica. Esse serviço é responsável por fornecer, distribuir e drenar água em residências. Sua tarefa é captar, transportar e armazenar o líquido.

Ao lidar com um projeto hidráulico, é possível encontrar a caixa d’água, as tubulações que distribuem água quente e fria, a coleta de esgoto e águas pluviais. Como se trata de um projeto complexo, é importante contratar um profissional experiente nesse tipo de serviço para garantir que as normas técnicas e especificações do projeto sejam seguidas corretamente.

Instalação Hidráulica de Banheiro

Quando um projeto é concluído conforme o desejado, os pontos de distribuição de água devem ser definidos. Se você tiver uma planta da propriedade, poderá visualizar onde as torneiras, chuveiros, vasos sanitários, ralos e outros itens fundamentais para a instalação serão colocados, como caixas d’água e canalizações, para que não seja necessário quebrar a parede futuramente.

1. Caixa d’água

A instalação hidráulica é uma etapa crucial na construção ou reforma de uma residência, especialmente no banheiro. Para começar o projeto, é fundamental seguir estes passos:

  • Realize a instalação do cavalete para conectar o medidor de água à companhia distribuidora. O cavalete é responsável por ligar o medidor de água da distribuidora à caixa d’água da residência.
  • Posicione a caixa d’água no ponto mais alto da casa.
  • Conecte o cavalete e a caixa d’água.
  • Utilize o sistema de canalização para levar a água do hidrômetro até a caixa d’água.
  • Instale uma boia dentro da caixa d’água e um registro na saída de água.
  • Não se esqueça de deixar uma saída para limpeza e um ladrão.
  • Deixe uma saída para um cano com 1 e ½ polegada para o vaso sanitário que utiliza válvula hydra e outra saída com cano de ¾ para o resto da residência.
Leia Também:  Encanamento: Passo a Passo para Manutenção e Instalação

Após seguir esses passos, é possível escolher entre utilizar duas ou mais ligações para a saída de água, de acordo com o projeto. Crie uma saída para o chuveiro e a pia do banheiro, e outra para ligar a caixa do vaso sanitário, por exemplo. É importante contar com um profissional experiente em instalação hidráulica para garantir que as normas técnicas e especificações sejam seguidas corretamente.

2. Registro de canalização

Neste passo deverá fazer a ligação entre a canalização e a caixa d’água com os demais pontos da casa: banheiro, cozinha, tanques, lavanderia, áreas externas e outros pontos. Use um registro na saída das canalizações. 

Caso o seu vaso seja com descarga, você pode utilizar uma canalização que sai da caixa d’água com ¾ de polegada. Agora, se for um modelo com válvula de pressão, escolha o tubo de  ½ polegada. Ao restante pode usar uma canalização ¾ ou pode diminuir para ½ em acessórios como a pia, o bidê e o lavatório.

3. Ralos e tubos de esgoto

Neste artigo já mencionamos a canalização de água, mas é importante ressaltar a canalização de esgoto e dos ralos do banheiro durante a instalação. É essencial que os tubos, principalmente os de piso, sejam colocados antes do acabamento do banheiro, evitando assim a necessidade de quebrar o piso posteriormente.

Ao fazer a ligação dos tubos aos ralos sifonados, é importante garantir que eles tenham uma vedação adequada para evitar o mau cheiro proveniente do esgoto. Aqui estão algumas dicas importantes a serem seguidas:

Faça uma camada de 8 cm de concreto magro no chão para criar o contrapiso;

Use tubos de 100 mm para o vaso sanitário;

Certifique-se de que haja um caimento adequado para o escoamento da água, com no mínimo 1% e idealmente 2%.

Leia Também:  A Importância da Manutenção Preventiva em Instalações Elétricas, Hidráulicas e de Gás

Instalação Hidráulica de Banheiro

Para a instalação de acessórios hidráulicos, como vasos sanitários, chuveiros e outros, é importante seguir algumas diretrizes em relação à altura em relação ao chão, como:

  • 30 cm – Vaso sanitário;
  • 50 cm – Banheira;
  • 60 cm – Lavatório;
  • 15 cm – Bidê;
  • 210 a 239 cm – Chuveiro;
  • 120 cm – Descarga comum;
  • No caso de instalação hidráulica, adicione 20 cm para a altura do ponto de água da caixa d’água fixada.

4. Planta hidráulica

Se você possui a planta completa da sua casa, este projeto ajuda você a ter a condição de analisar em que posição essas instalações do sistema hidráulico ficarão.

Este projeto é imprescindível e é o que dá garantia da posição de cada objeto que você projetou para a sua residência. No mais, é um guia também que permite que os profissionais capacitados para esta função, como arquitetos, engenheiros, eletricistas, bombeiros hidráulicos, etc.

Se você busca por um profissional para fazer a instalação hidráulica de banheiro da sua residência, conte com a equipe da Detecta. Somos especialistas em instalações hidráulicas, parte elétrica, manutenções, vazamento e muitas outras funções. Não deixe de solicitar o seu orçamento conosco. 

Se você está procurando por serviços de alta qualidade em detecção de vazamentos de água, gás ou esgoto, a Detecta é a solução que você precisa! Com uma equipe altamente qualificada e tecnologia de ponta, garantimos um serviço rápido, eficiente e sem quebra-quebra. Não espere mais para resolver os problemas de vazamento em sua casa ou empresa.

 

Compartilhar Conteúdo